quarta-feira, 30 de julho de 2008

APRENDER A EMPREENDER


A motivação para escrever este texto veio da quantidade de pessoas que me pedem o seguinte favor: Me arranja um emprego! As vezes estou andando pelas ruas tomando um sorvetinho, derramando meu charme aqui ali e sou abordado por uma pessoa que me entrega um envelope e diz: Será que o senhor pode me ajudar? isso já aconteceu mais de uma vez.

O fato é que quando vou ver o conteúdo do currículo me surpreendo com as qualificações ali impressas e foi ai que eu me perguntei: Como uma pessoa dessas pode estar desempregada? E a resposta é muito simples, falta de espírito empreendedor, e mais ainda saber o que quer, e quando quer. Já ouviu uma pessoa dizendo: Quero ficar rico! ou quero tanto trabalhar! Mas o que falta nesses casos a transformação da resposta: Quer ficar rico? quanto? e em quanto tempo? Quer trabalhar? onde? e até quando? Entenderam queremos um monte de coisas, mas se não tivermos as metas e objetivos definidos em nossa mente não conseguiremos nada, é a mesma que coisa que dizer: Vou sair! Pra onde? se não souber andará a esmo e não chegará a lugar algum.

Aproveitem que hoje estou usando meu blog para alguma coisa que preste, e peguem algumas idéias para aplicar nas suas vidas e ou carreiras, vejam algumas qualidades de um empreendedor:

Iniciativa - O empreendedor não fica esperando que os outros (o governo, o empregador, o parente, o padrinho) venham resolver seus problemas.

Auto-confiança - O empreendedor tem auto-confiança, isto é, acredita em si mesmo. Se não acreditasse, seria difícil para ele tomar a iniciativa.

Aceitação do risco - O empreendedor aceita riscos, ainda que muitas vezes seja cauteloso e precavido contra o risco.

Sem temor do fracasso e da rejeição - O empreendedor fará tudo o que for necessário para não fracassar, mas não é atormentado pelo medo paralisante do fracasso.

Decisão e responsabilidade - O empreendedor não fica esperando que os outros decidam por ele, toma decisões e aceita as responsabilidades que acarretam.

Energia - É necessária uma dose de energia para se lançar em novas realizações, que usualmente exigem intensos esforços iniciais.

Auto-motivação e entusiasmo - O empreendedor é capaz de uma auto-motivação relacionada com desafios e tarefas em que acredita.

Controle - O empreendedor acredita que sua realização depende de si mesmo e não de forças externas sobre as quais não tem controle.

Voltado para equipe - O empreendedor em geral não é somente um fazedor, no sentido obreiro da palavra. Ele cria equipe, delega, acredita nos outros, obtém resultados por meio de outros.

Otimismo - O empreendedor é otimista, o que não quer dizer sonhador ou iludido.

Persistência - O empreendedor, por estar motivado, convicto, entusiasmado e crente nas possibilidades, é capaz de persistir até que as coisas comecem a funcionar adequadamente.

Nenhum comentário: